Como Fazer uma Caixa de Papel.

Olha a galera participando. Atendendo a pedidos, vou descrever como se faz uma caixa de forma bem simples. Talvez não tão simples, mas a galera que quiser mostrar um portfolio ou guardar uma publicação, ou personalizar uma caixa para um album… (Se eu continuar não tem fim!), com certeza vai gostar do resultado final.

Antes de definir o tamanho, vamos definir a finalidade da caixa.

Digamos que você vá imprimir seu portfolio para fazer aquela apresentação. Imagine um caderno horizontal com encadernação airô, todas as folhas em papel cartão preto (tipo opaline ou colorplus).

Seu trabalho impresso num tamanho 15 x 21cm. colado nas folhas mantendo aquela margem preta (famoso paspatur). Até agora a apresentação desse material, considerando o conteúdo :), já dá pra impressionar muita gente. Pra fechar com “chave de ouro” vamos pensar num invólucro para guardar esse material.

Veja abaixo o projeto da base desse invólucro.

Imagem8

Veja como fica o suporte. Aqui não há nenhuma colagem. Apenas dobra. Depois de dobrado esse suporte deve se encaixar perfeitamente na base (naquela área central com o “X”)

Imagem6

O “X na área central é na verdade um corte nesse formato. A área traçada indica os vincos para o encaixe do suporte. A colagem é feita apenas nas 3 abas.

Veja agora a tampa no estilo “caixa de sapato”. O interessante é que nela também não há a necessidade de fazer nenhuma colagem.

Imagem9

O traçado indica as dobras que devem ser feitas estilo “sanfona”. No final, cada corte da aba final deve se encaixar entrelaçando na área recortada.

Para facilitar, vou disponibilizar um arquivo em PDF. Aconselho que você faça uma impressão reduzida em papel 60kg, tamanho a4, para que você se familiarize com os cortes e as dobras. Depois faça a impressão em tamanho real. Ta bom! Sei que não é todo mundo que tem uma impressora capaz de imprimir esse formato. Uma alternativa seria imprimir numa gráfica rápida, ou seguir as medidas do arquivo para marcar e vincar o papel no tamanho real. O papel adequado para essa montagem é o cartão 300g, eu usaria na cor preta. Fiquem a vontade na escolha da cor ou quem sabe, da textura. Se você seguir corretamente as instruções, o resultado será o mostrado abaixo:

caixa1

caixa3

Obs:. A caixa acima foi montada em tamanho reduzido. E respeite a briga da galera querendo ficar com ela. ;D

Qualquer duvida…Comente!!! :D

Gostou da postagem? Colabore com nosso site dando um click no banner abaixo. :D


Be Sociable, Share!

ENVIE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO ENVIE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

11 Comentários »

 
 

Faça um Comentário!

Você pode usar estas tags XHTML:: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
6 visitantes online agora
1 visitantes, 5 bots, 0 membros
Máx. de visitantes hoje: 11 às 07:48 am GMT+3
Este mês: 20 às 10-02-2014 08:48 pm GMT+3
Este ano: 25 às 01-02-2014 08:06 pm GMT+3
No total: 59 às 03-27-2013 11:02 am GMT+3