Impressão: como orçar.

O correto na hora de orçar é separar as informações para deixar o mais claro possível. Procure seguir sempre uma ordem. Evite usar a palavra página e sim folha ou lâmina (termo muito usado em gráficas). Os termos usados variam de fornecedor para fornecedor. Exemplo: em gráficas rápidas o melhor seria chamar de impressão “A4″ ou A3”, pois são  medidas mais usadas por elas.

Defina qual o melhor tipo de fornecedor para o serviço.  Dependendo da quantidade, se forem poucas unidades, uma gráfica rápida seria a melhor opção. Acima de 200 unidades deve verificar o melhor custo benefício para a produção e, bem acima dessa quantidade, com certeza uma gráfica convencional será a melhor opção.

Então vamos lá. Digamos que você queira orçar uma impressão. Serão 12 folhas, incluindo capa. O tamanho será A4 e terá impressão nos 2 lados do papel. e terá uma encadernação Airô. serão  1000 unidades.No caso acima, iremos orçar em gráficas offset.

Siga o exemplo abaixo:

Solicito orçamento para impressão de um livro com as seguintes características:

Capa: 2 laminas 4 x 0 cor, Formato 21cm x 30cm, Papel Couchê 170g
Miolo: 10 lâminas 4 x 4 cores, Formato 21cm x 30cm, Papel AP 24g
Acabamento: Encadernação Airô
Quantidade: 1000 Und.

Obs. Em gráficas convencionais é comum especificar a quantidade de cores da impressão. Se for preto e branco, frente e verso, seria 1 x 1 cor. Se fosse apenas impressão na frente, seria 1 x 0 cor. Sendo impressão colorida chamamos de 4 x 4 cores, pois são usadas 4 cores (CMYK) para formar as demais: ciano, magenta, amarelo e preto.  É possível imprimir outras cores (especiais) além das cores CMYK. Vou aprofundar esse assunto em outra postagem.

Digamos agora que seriam apenas 10 unidades. Nesse caso. uma impressão em gráfica rápida seria a melhor opção. Para orçar e não complicar a sua vida nem a do atendente da gráfica rápida, orce dessa maneira:

Solicito orçamento para impressão de 10 livros com as seguintes características:

2 impressões em papel A4 apenas frente papel couchê 60Kg
10 impressões frente e verso em papel A4 comum.

Encadernação Airô (sem capas plásticas)

Com certeza vocês perceberam as diferenças na quantidade de informação entre os 2 orçamentos. O mesmo “produto” mas fornecedores diferentes. O motivo está nas variáveis que podem influenciar o valor do orçamento. A gráficas offset trabalham com uma gama de papeis diferentes. Equipamentos diferentes e podem oferecer soluções para a produção que uma gráfica rápida não pode.

  Quer ver mais? Ajude nosso site clicando no anúncio abaixo: 🙂  

Deixe uma resposta